voltar

A Curva J

As investigações científicas indicam que consumir quantidades moderadas de vinho protege contra a doença coronária em adultos, principalmente nos homens com mais de 45 anos e mulheres após a menopausa.
O consumo regular e moderado de vinho está associado a um menor risco de mortalidade e a uma melhoria da saúde dos indivíduos. Contudo, o risco aumenta drasticamente com cada bebida consumida para além das diretrizes. Beber mais do que o recomendado não trará benefícios, apenas mais malefícios para a saúde.
Esta associação amplamente aceite há décadas é conhecida como “CURVA J”.

Bendito vinho tinto

Os investigadores continuam a estudar a ação oxidante de substâncias presentes nas uvas tintas. Os resultados dessa ação são surpreendentes para o bem-estar e para a saúde dos seres humanos, já que ajuda a prevenir:

• Envelhecimento cardíaco

O resveratrol, uma enzima natural do vinho tinto, prolonga a vida do coração, reproduzindo os efeitos das dietas de restrição calórica.

• Alzheimer

Fortes antioxidantes, os polifenóis presentes na pele e grainha das uvas tintas serão os responsáveis por evitar o envelhecimento das células cerebrais.

• Mau colesterol

Os polifenóis ajudam também a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo o colesterol mau (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL)

• Pedras nos rins

Em 1998, uma equipa de Harvard (EUA), dirigida por Gary Cuham, demonstrou a relação entre o consumo de um copo de vinho tinto por dia e a redução de 59% do risco de formação de cálculos renais.

• Artrite reumatóide

Investigadores suecos concluíram que tomar cinco copos de vinho tinto por semana reduz para metade o risco de desenvolver esta doença.

• Cancro da próstata

Os homens que bebem quatro ou mais copos de vinho tinto por semana (não ultrapassando as diretrizes de consumo) reduzem em 50% o risco de sofrer deste tipo de tumor. Tal parece dever-se, uma vez mais, ao resveratrol.

No entanto, beber mais do que o estabelecido pelas diretrizes aumenta o risco de desenvolver estas doenças.