PT EN
voltar

Serviço Responsável

Servir vinho e outras bebidas alcoólicas é uma arte que requer muitas competências e responsabilidades legais, para que os consumidores desfrutem da sua bebida de forma segura e sem excessos.

O profissional de venda de bebidas alcoólicas tem um papel importante na comunidade. Além das responsabilidades legais, é necessário estar ciente das responsabilidades sociais, indispensáveis para a gestão de um bom negócio e para a segurança dos consumidores.

O principal tema deste guia é "servir álcool de forma responsável”. O que é que isto significa?

O álcool é, na maioria das vezes, consumido de forma moderada, responsável e num ambiente social. Por sua vez, se consumido excessivamente poderá causar danos irreversíveis à saúde do indivíduo. É, então, importante que a venda e o serviço de bebidas alcoólicas seja responsável para minimizar quaisquer riscos.

Há diversos aspetos relacionados com a atividade de servir bebidas alcoólicas que deverá conhecer, tais como:

  • Ser um bom anfitrião, para criar um ambiente amigável;
  • Ser um vendedor com conhecimentos sobre os seus produtos;
  • Ser um "polícia" que assegura que ninguém infringirá nenhuma lei;
  • Ser um profissional que se preocupa com a limpeza e a organização do local de trabalho;
  • Ser um agente de segurança que pensa no bem-estar dos clientes e que contribui para minimizar os riscos.

Tal significa que o profissional terá de pensar nos consumidores, na quantidade servida e no bem-estar e saúde dos seus clientes. Muitos países aplicaram leis para facilitar este processo, ao passo que estão também disponíveis uma série de boas práticas que poderão ser adotadas para o serviço responsável de bebidas alcoólicas.

O objetivo deste manual é divulgar os conhecimentos e competências de um profissional que serve e/ou vende bebidas alcoólicas, as responsabilidades que lhe são exigidas e a legislação que deve conhecer. Tal pode referir-se a um bar, restaurante, café ou a um estabelecimento comercial licenciado, onde o álcool é vendido e o cliente o bebe no mesmo local, ou a um ambiente sem este tipo de licença, onde o álcool é vendido, mas o cliente leva a bebida consigo para consumo noutro local.

Este manual será ainda relevante para outros profissionais que tenham contacto direto ou indireto com setores relacionados com a comercialização de bebidas alcoólicas.