PT EN
voltar

Quantas gramas de açúcar tem o vinho?

O vinho é o resultado da fermentação alcoólica do sumo das uvas (o sumo das uvas também se designa por mosto).

Quando as uvas são esmagadas e prensadas durante o processo de vinificação, o teor de açúcar das mesmas transfere-se para o sumo (mosto). Este açúcar é fonte de alimento para as leveduras naturais (semelhantes à levedura que é utilizada para fazer pão), as quais, em condições controladas de vinificação, são transformadas em álcool. Quanto maior o nível de açúcar, mais álcool terá o vinho. Este processo de fermentação prossegue até ser alcançado um nível de álcool específico, perante o qual as leveduras já não conseguem sobreviver. Finalizada a fermentação, o açúcar não transformado em álcool permanece no vinho e denomina-se açúcar residual.

O vinho é um produto estritamente regulamentado a nível internacional, europeu e nacional e, com base no nível de açúcar residual, classifica-se nas seguintes categorias: seco, meio seco, meio doce e doce.

Vinho

De acordo com o Regulamento (UE) n.º 753/2002, podem ser utilizados os seguintes termos nos rótulos dos vinhos de mesa e dos vinhos de qualidade:

Vinho Espumante

Os vinhos espumantes têm classificações diferentes revistas de acordo com o REGULAMENTO (CE) n.º 607/2009 DA COMISSÃO, de 14 de julho de 2009.