PT EN
voltar

Atitudes Responsáveis

A Empresa ostenta uma longuíssima tradição de pró-atividade na satisfação das mais diversas carências da comunidade envolvente, destacando-se no desenvolvimento de inúmeras ações de Mecenato na área da Cultura e no auxílio à Comunidade, bem como em intervenções de responsabilidade social estratégica, ou seja, envolvendo diretamente o core business da Empresa, especialmente nas áreas do Ambiente e dos Aspetos Sociais do Álcool.

Cultura

A Sogrape Vinhos orgulha-se de ser patrocinador fundador do Museu de Serralves, da Casa de Música e da Associação dos Amigos do Coliseu, entre outros apoios às artes e a formas de produção cultural.

Comunidade

Sublinham-se os contributos concedidos ao Banco Alimentar contra a Fome — Porto, Liga dos Amigos do Hospital de Stº. António, Associação Bagos d’Ouro, diversas paróquias, escolas (Projeto Porto Futuro) e outras organizações de voluntariado nas localidades onde a Empresa se encontra inserida.

Ambiente

Para além das melhores práticas na gestão de resíduos, tratamento de águas residuais, controlo de emissões atmosféricas, gestão energética, etc., a Sogrape Vinhos assegura que toda a área de vinha da Empresa (cerca de 750 hectares) se encontra certificada no Modo de Produção Integrada — uma prática que integra preocupações de equilíbrio económico, social e ambiental para uma verdadeira viticultura sustentável. Em fase de ensaio estão também práticas de Produção Biológica e projetos de levantamento da biodiversidade funcional e da integração da prática vitícola no ecossistema circundante.

Aspeto Sociais do Álcool

A Sogrape Vinhos assumiu o público compromisso, em 2008, de apoiar o projeto Pan-Europeu que promove a Responsabilidade e a Moderação no Consumo de Vinho.

Em novembro de 2010, a Empresa tornou-se membro fundador do Fórum Nacional Álcool e Saúde, uma estrutura promovida pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) com o objetivo de criar, a nível nacional, uma plataforma representativa de todas as partes interessadas da sociedade civil que se comprometam a reforçar as ações necessárias à minimização dos danos provocados pelo consumo nocivo de álcool.